29.5.08

livros de banheiro










uma vez, eu li que a patti smith
deixava o diário dela no banheiro.
aí, qualquer um que usasse as facilidades de sua casa
tinha acesso ao diário dela.

imagino a patti smith cagando e escrevendo

em casa, tem sempre um livro no banheiro
(pra que eu vou botar meu diário no banheiro
se eu ponho ele na internet?)
geralmente é um livro que eu já li
e vira e mexe quero ler de novo
aí, quando me demoro,
é lembrar uma passagem boa
e voltar pra ela.

quando dá, compro um livro só pra isso
engraçado que é o tipo do livro que eu lia
naquela época que eu não tinha hábito de ler romance
livro de contos
poemas
coletâneas de textos
crônicas

passaram no banheiro de casa:
- assim falava zaratustra / nietzsche
- a última transmissão / greil marcus
- 31 canções / nick hornby
- sobre a brevidade da vida / sêneca
- contos de dashiell hammet
- folhas na relva – whitman
- algum dos fernando pessoa
- saber mais: maconha (da super interessante)

livros de piada funcionaram.
não funcionam mais.
hoje em dia, eu corro até achar uma boa
ou que não conheço
nunca acho

lembro que um tempo atrás
meti o pau num disco da alanis
sem dó nem piedade.
pra evitar aporrinhação
assinei com pseudônimo
e, como levo a sério essa merda,
dei um e-mail pro pseudônimo

deu um tempo chega um e-mail lá
uma menina dizendo que meu pseudônimo
devia ver mais livros
e aprender mais sobre a vida
porque o meu pseudônimo não era
(agora vem a melhor parte)
“sencível” o bastante pra entender.

meu pseudônimo respondeu num átimo:
“minha filha, eu li mais livro sentada na privada
do que você leu em toda a sua vida”

e ficamos assim.
Share:

2 comentários:

WodAdmin disse...

Eu já tinha lido antes de vc twittar...achei ótemo. Na casa dos meus pais tem um cesto (!) cheio de livros embaixo da pia do banheiro...os meus ficam na pia, que tá com o cano quebrado há meses...rs (antes que alguém me chame de porca, lavo a mão no chuveiro)

[]´s

#persephone

Fernando Tucori disse...

o problema do meu banheiro é que não tem espaço. então, fica um daqueles varais de chão - sabe?- dobrado em frente ao trono. lá tem uma cestinha de pregador. é lá que fica o livro da vez. geralmente, marcando a página com um pregador de roupa. hoje em dia tá o 31 canções do nick hornby. um dos livros mais legais que eu tiveno banheiro, acredite: foi o almanaque abril de um ano da década 90.